Maria João Pessoa venceu o XXI Concurso de Poesia Agostinho Gomes com a poesia “PSEUDOBIOGRAFIA”

XXI concurso de poesia

No dia 06 de novembro de 2020, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, realizou a cerimónia de entrega de prémios do XXI Concurso de Poesia Agostinho Gomes.

Maria João Pessoa, da Malveira, concelho de Mafra, venceu a 21.ª edição do concurso com o poema “Pseudobiografia”.

O segundo lugar distinguiu a poesia “A minha palavra”, da autoria de Paulo Jorge Coelho Carreira, da Batalha, e o terceiro lugar foi entregue a Airton Souza de Oliveira, de Liberdade-Marabá, Pará-Brasil, que concorreu com o poema “Receita para emplumar o coração de um órfão”.

O concurso contempla também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue a Miguel Miranda, de Cumeada – Sertã, com o poema “Um Camaleão no Ombro do Ditador”.

A edição deste ano reuniu 449 poesias, inéditas e escritas em língua portuguesa, de participantes nacionais e estrangeiros. Ao longo destas 21 edições foram admitidos 6567 concorrentes e 9448 poesias.

Durante o evento, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis prestou homenagem, a título póstumo, a António Pinho, um dos mentores e impulsionadores deste concurso e que foi, em diversas edições, júri em representação do NAC – Núcleo de Atletismo de Cucujães.

Nesta noite de festa e poesia, Rui Oliveira apresentou o espetáculo “As Palavras”. Utilizando a voz como instrumento principal e de acompanhamento, o cantor aveirense criou paisagens sonoras onde respiraram os poemas e as canções. Um concerto de voz, guitarra e loop station onde Rui Oliveira interpretou autores consagrados da língua portuguesa como Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Ary dos Santos, Vinicius Morais, Natália Correia ou José Afonso.

Estiveram presentes nesta cerimónia, Miguel Miranda, vencedor do Prémio Revelação Juvenil, e em representação das entidades promotoras do concurso, a Vereadora da Câmara Municipal, Ana de Jesus, Susana Fonseca, em representação da Junta de Freguesia de Cucujães, Margarida Leite, pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e Luís Aguiar, na qualidade de representante do júri, que anunciaram os/as premiados/as.

Brochura com as poesias premiadas »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.