Concurso de Poesia Agostinho Gomes e seu Início

Agostinho Gomes Foto

O Concurso Nacional de Poesia Agostinho Gomes foi instituído pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Junta de Freguesia de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães no ano de 2000, para estimular a produção de originais de poesia e homenagear Agostinho Gomes, personalidade cucujanense que se consagra como promotor e guardião de manifestações culturais na língua portuguesa. A longa experiência de vida, a postura intelectual e o trabalho desta figura do nosso concelho merecem manifestações de reconhecimento e apreço por parte da nossa comunidade e das suas instituições.

Assim se procurou fazer justiça ao respeitável currículo de Agostinho Gomes – pela dedicação de toda uma vida ao estudo e à divulgação da cultura portuguesa e, simultaneamente, pelo fato de ser um professor que soube construir um percurso intelectual marcado pela competência, dedicação e generosidade.

Homenagear Agostinho Gomes é dar a conhecer a personalidade deste homem e escritor. É um desafio gratificante, pois a sua vida foi marcada pelos valores intemporais, como a liberdade, a solidariedade e a amizade, tendo conseguido transmiti-los aos seus filhos e netos e a todos os que privaram com ele, mas também aos que ainda hoje lêem os seus livros.

Homenagear Agostinho Gomes é ter a capacidade de agradecer o testemunho de vida que ele nos deixou…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.