Vida de Agostinho Gomes

Vida

Agostinho Gomes nasceu a 7 de janeiro de 1918 na Vila de Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis e faleceu em Vila Nova de Gaia a 11 de julho de 1998.

Passou a infância em Cucujães (até aos onze anos) e em Singeverga (Minho), dos onze aos quinze. Fez a instrução primária na terra natal, na Escola Primária do Picoto. Os estudos secundários foram repartidos por diversas escolas – Colégio de Singeverga, Colégio de Oliveira de Azeméis e Colégio Coimbra. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura em Filologia Românica e o Curso de Ciências Pedagógicas. Efetuou também, em Coimbra, o Exame de Estado.

Agostinho Gomes conciliou a docência com a escrita. Nesta área, deixou uma rica e variada obra literária publicada, desde poesia a ficção, passando ainda pelas traduções.

Foi membro da extinta Sociedade Portuguesa de Escritores, Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, Associação de Escritores de Gaia, Association France-Portugal, de Bordéus.

 

Veja o vídeo sobre a vida e obra do poeta oliveirense Agostinho Gomes realizado no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *