Victor Matos vence o XXIV Concurso de Poesia Agostinho Gomes com poesia “Três Estações”
No dia 27 outubro de 2023, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, realizou a cerimónia de entrega de prémios do XXIV Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
Victor Manuel Pinto Silva Matos, de S. Martinho do Bispo, venceu a 24.ª edição do concurso com o poema “TRÊS ESTAÇÕES”.
O segundo lugar distinguiu pois a poesia “LUGAR SEM MEMÓRIA”, da autoria de João Paulo Passareiro Coelho, da Amadora, e o terceiro lugar foi entregue a Silvana Lopes Machado, de Nine, Vila Nova de Famalicão, que concorreu com o poema “COMPRIMIDOS”.
O concurso contempla também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue a Gabriel Xavier dos Santos Silva, da Bahia, Brasil, com o poema “COLHEITA DE CAMPOS SEMÂNTICOS”.
A edição deste ano reuniu 797 poesias, inéditas e escritas em língua portuguesa, de participantes nacionais e estrangeiros. Em suma, nestas 24 edições foram admitidos 7812 concorrentes e 9888 poesias.
Nesta cerimónia, que contemplou as intervenções da Vereadora Ana Filipa Oliveira, do júri e dos parceiros do concurso, estiveram presentes Maria Luísa Gomes, nora do poeta Agostinho Gomes, João Paulo Passareiro Coelho, o 2.º classificado do concurso, e Victor Manuel Pinto Silva Matos, o vencedor desta edição. Houve ainda lugar para declamações de poesia pela Dra. Isabel Marcolino e por Victor Gomes.
Para encerrar esta noite de festa e de poesia, a Associação Coisa Feita presenteou o público com o espetáculo “Sim, Senhor Poeta?!… Eu Digo!”. João Loy foi quem deu voz às palavras do espetáculo, onde a poesia foi dita de forma livre e descomplexada.
Com a sua primeira edição no ano 2000, este concurso é uma iniciativa impulsionada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, pela Junta de Freguesia de Cucujães e pelo NAC que tem como objetivo homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente estimular a escrita de originais de poesia.