João Coelho vence o XXV Concurso de Poesia Agostinho Gomes com poesia “Âmbar”
No dia 25 outubro de 2024, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, realizou a cerimónia de entrega de prémios do XXV Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
João Paulo Passareiro Coelho, de Évora, venceu a 25.ª edição do concurso com o poema “Âmbar”.
O segundo lugar distinguiu, pois, a poesia “Olaria do poema”, da autoria de António Manuel de Melo Breda Carvalho, da Mealhada, e o terceiro lugar foi entregue a Sebastião Manuel Tavares da Silva Alves, de Lisboa, que concorreu com o poema “(centro comercial)”.
O concurso contemplou também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue a Daniel Filipe da Silva Santos, de Milheirós, Maia, com o trabalho “Futuro e Passado são quadros”.
A edição deste ano reuniu 666 poesias inéditas e escritas em língua portuguesa, sendo 635 na Categoria Geral e 31 na categoria Revelação Juvenil, contando com participantes de Portugal e de países estrangeiros, designadamente, Brasil, Holanda, Suíça, Espanha, Inglaterra, Alemanha, entre outros. Em suma, nestas 25 edições foram admitidos 8478 concorrentes e 10554 poesias.
A seleção das poesias vencedoras foi da responsabilidade do júri do concurso, a saber, José Carlos Soares, Luís Aguiar, Filipa Pinho, Susana Fonseca e Luís Silva.
Esta cerimónia incluiu as intervenções do Vereador Rui Luzes Cabral, dos elementos do júri e dos parceiros do concurso, Susana Fonseca em representação da Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e Victor Paiva pelo NAC – Núcleo de Atletismo de Cucujães.
Destaque para a presença de Maria Luísa Gomes, nora do poeta Agostinho Gomes, de Sebastião Manuel Tavares da Silva Alves, o 3.º classificado do concurso, e de João Paulo Passareiro Coelho, o vencedor desta edição.
As poesias premiadas foram declamadas por Vítor Gomes e houve ainda lugar a um momento poético pela Dra. Isabel Marcolino, amiga da família de Agostinho Gomes.
Para encerrar esta noite de festa e de poesia, António Vilhena presenteou o público com o espetáculo “DIZER OS POETAS”, uma iniciativa que celebra os 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões.
Com a sua primeira edição no ano 2000, este concurso é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, pela Junta de Freguesia de Cucujães e pelo NAC que tem como objetivo homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente estimular a escrita de originais de poesia.
Parabéns aos ganhadores desta edição literária. Os poemas estão belos .
Sugiro que os demais participantes, uma sugestão apenas; deveriam receber via e-mail uma certificação, na participação deste concurso de poesias. Atenciosamente.
Luciano Chaves.
Boa tarde! Todos os participantes irão receber um certificado de participação na 25.º edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
Parabéns aos ganhadores
Parabens aos vencedores, agradeço a oportunidade.