João Coelho vence o XXV Concurso de Poesia Agostinho Gomes com poesia “Âmbar”

No dia 25 outubro de 2024, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, realizou a cerimónia de entrega de prémios do XXV Concurso de Poesia Agostinho Gomes.

João Paulo Passareiro Coelho, de Évora, venceu a 25.ª edição do concurso com o poema “Âmbar”.

O segundo lugar distinguiu, pois, a poesia “Olaria do poema”, da autoria de António Manuel de Melo Breda Carvalho, da Mealhada, e o terceiro lugar foi entregue a Sebastião Manuel Tavares da Silva Alves, de Lisboa, que concorreu com o poema “(centro comercial)”.

O concurso contemplou também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue a Daniel Filipe da Silva Santos, de Milheirós, Maia, com o trabalho “Futuro e Passado são quadros”.

A edição deste ano reuniu 666 poesias inéditas e escritas em língua portuguesa, sendo 635 na Categoria Geral e 31 na categoria Revelação Juvenil, contando com participantes de Portugal e de países estrangeiros, designadamente, Brasil, Holanda, Suíça, Espanha, Inglaterra, Alemanha, entre outros. Em suma, nestas 25 edições foram admitidos 8478 concorrentes e 10554 poesias.

A seleção das poesias vencedoras foi da responsabilidade do júri do concurso, a saber, José Carlos Soares, Luís Aguiar, Filipa Pinho, Susana Fonseca e Luís Silva.

Esta cerimónia incluiu as intervenções do Vereador Rui Luzes Cabral, dos elementos do júri e dos parceiros do concurso, Susana Fonseca em representação da Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e Victor Paiva pelo NAC – Núcleo de Atletismo de Cucujães.

Destaque para a presença de Maria Luísa Gomes, nora do poeta Agostinho Gomes, de Sebastião Manuel Tavares da Silva Alves, o 3.º classificado do concurso, e de João Paulo Passareiro Coelho, o vencedor desta edição.

As poesias premiadas foram declamadas por Vítor Gomes e houve ainda lugar a um momento poético pela Dra. Isabel Marcolino, amiga da família de Agostinho Gomes.

Para encerrar esta noite de festa e de poesia, António Vilhena presenteou o público com o espetáculo “DIZER OS POETAS”, uma iniciativa que celebra os 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões.

Com a sua primeira edição no ano 2000, este concurso é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, pela Junta de Freguesia de Cucujães e pelo NAC que tem como objetivo homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente estimular a escrita de originais de poesia.

Brochura com as poesias premiadas »

Cerimónia de entrega de prémios»

4 comentários

  1. Parabéns aos ganhadores desta edição literária. Os poemas estão belos .
    Sugiro que os demais participantes, uma sugestão apenas; deveriam receber via e-mail uma certificação, na participação deste concurso de poesias. Atenciosamente.
    Luciano Chaves.

    • Boa tarde! Todos os participantes irão receber um certificado de participação na 25.º edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *