Wellington Alves venceu o XX Concurso de Poesia Agostinho Gomes com a poesia “BARRAGEM”

XX concurso

No dia 25 de outubro de 2019, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, realizou a cerimónia de entrega de prémios do XX Concurso de Poesia Agostinho Gomes.

Wellington Kalil de Campos Alves, de Belo Horizonte – Brasil, venceu a edição de 2019 do concurso com o poema “Barragem”.

O segundo lugar distinguiu a poesia “Vencedores”, da autoria de Maurício Limeira dos Santos, do Rio de Janeiro – Brasil, e o terceiro lugar foi entregue a João Carlos Costa da Cruz, de Febres – Cantanhede, que concorreu com o poema “[A terra freme]”.

O concurso contempla também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue a Rodrigo Miguel Nogueira Soares Penteado Mesquita, de Alcochete, com o poema “unificada melodia”.

A edição deste ano reuniu 554 poesias, inéditas e escritas em língua portuguesa, de participantes nacionais e estrangeiros.

Na abertura desta cerimónia procedeu-se à apresentação do livro ‘Elogio à Poesia: Concurso Agostinho Gomes – 20 anos de poemas’ que compila as poesias vencedoras de todas as edições.

Nesta noite de festa e poesia, Ana Deus e Luca Argel apresentam o espetáculo “Ruído Vário, Canções com Pessoa”. As vozes de Ana e Luca transformaram e atualizaram o génio de Pessoa, passando por diversas das suas facetas, da solenidade trágica ao escárnio humorístico, sempre acompanhadas pela guitarra de Luca e por ruídos outros que ampliaram a atmosfera dos poemas.

Estiveram presentes nesta cerimónia, Maria Luísa Castro, nora do poeta que dá nome a este concurso, e em representação das entidades promotoras do concurso, a Vereadora da Câmara Municipal, Dra. Ana de Jesus, a Dra. Susana Fonseca, em representação da Junta de Freguesia de Cucujães, Margarida Leite, pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e Ana Filipa Pinho, na qualidade de representante do júri, que anunciaram os/as premiados/as.

Com a sua primeira edição no ano 2000, este concurso é uma iniciativa impulsionada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, pela Junta de Freguesia de Cucujães e pelo NAC que tem como objetivo homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente estimular a escrita de originais de poesia. » Brochura com as poesias premiadas

Brochura com as poesias premiadas »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *