Núcleo de Atletismo de Cucujães

Logo NAC

Após Abril de 1974, começaram a reunir-se num mato do Lugar do Fôjo, num velho moinho de água, um grupo de jovens oriundos desse Lugar e também do Lugar da Ínsua e de Vila Nova. A 15 de Maio de 1976, esse grupo criava o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC).

O NAC é uma associação juvenil sem fins lucrativos, com o Estatuto de Utilidade Pública que se dedica ao desporto e à cultura.

Atualmente, desenvolve as seguintes atividades: Atletismo (com mais de cem atletas federados e dezenas de títulos obtidos); B.T.T. (realiza, anualmente, a “Rota do Cuco”); e Atividades Juvenis (destaque para o NACFEST, evento direcionado para os mais jovens).

A nível cultural, além do Departamento de Xadrez, que organiza o torneio mais antigo de Portugal, o Departamento Cultural organiza atividades ao longo do ano, destacando-se o programa “Noites Quentes de Inverno”, que, este ano, realizou a sua 30ª edição.

De facto, foi em 1989, que o Departamento Cultural iniciou o programa “Noites Quentes de Inverno”, com o objetivo de divulgar e estimular a produção cultural na freguesia de Cucujães, bem como promover o convívio social nos meses mais frios do ano.

O referido programa cultural incluía uma noite dedicada à poesia, tendo sido convidado o poeta Agostinho Gomes para dinamizar o referido serão. O escritor aceitou o convite e colaborou com a associação, não só nesse ano como nos seguintes.

Em cada uma dessas noites, Agostinho Gomes revelava-se um homem extremamente humanista e culto, transmitindo o seu gosto pela literatura em geral e pela poesia em particular, bem como pela terra que o viu nascer.

Na sequência da relação que se estabeleceu entre o escritor e o NAC, no âmbito das sessões de poesia inseridas no programa “Noites Quentes de Inverno”, no ano de 2000, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da sua Biblioteca Municipal, conjuntamente com o pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Cucujães e o Departamento Cultural do Núcleo de Atletismo de Cucujães, instituiu um concurso de poesias inéditas denominado Concurso de Poesia Agostinho Gomes, com o objetivo de estimular a produção de originais de poesia e simultaneamente homenagear o poeta cucujanense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *