Poesia de Lisa Alves Azevedo venceu o XIX Concurso de Poesia

xix entrega de premios

No passado dia 26 de outubro de 2018, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, realizou a cerimónia de entrega de prémios do XIX Concurso de Poesia Agostinho Gomes.

Lisa Alves Azevedo, natural de Lisboa, venceu a edição de 2018 do concurso com o poema “Magia”.

O segundo lugar distinguiu a poesia “No Perímetro da Morte, da autoria de Maria Manuela Ferreira, de Ponte de Lima e o terceiro lugar foi entregue a Tânia Carina Azenha, de Sanguinheira – Cantanhede, que concorreu com o poema “Deram-me o Mundo…”.

O concurso contempla também o prémio Revelação Juvenil que foi entregue ao oliveirense Martim da Silva Costa, de S. Roque, com o poema “Se eu Pudesse…”.

A edição deste ano reuniu 416 poesias, inéditas e escritas em língua portuguesa, de participantes nacionais e estrangeiros (Brasil – 207, Colômbia – 1, Espanha – 2, França – 2, Islândia – 1, Itália – 2, Japão – 1, Moçambique – 2 e USA – 1).

Na abertura desta cerimónia, e de forma a assinalar o encerramento das Comemorações do Centenário de Agostinho Gomes, procedeu-se à assinatura dos termos de doação de parte de espólio de Agostinho Gomes ao Município pelas familiares Ilda Gomes (filha do patrono) e Ana Luísa Castro (nora).

Nesta noite de festa e poesia, Cristina Paiva, do grupo Andante Associação Artística, presenteou o público com o espetáculo “Aleatório: Concerto de palavras ao acaso” que surpreendeu pelo talento em conjugar luz, som e poesia.

Estiveram presentes, em representação das entidades promotoras do concurso, a Vereadora da Câmara Municipal, Dra. Ana de Jesus, a Dra. Ana Susana Fonseca, em representação da Junta de Freguesia de Cucujães, Margarida Leite, pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e Mário Rui Lopes, na qualidade de representante do júri, que anunciaram os/as premiados/as.

Com a sua primeira edição no ano 2000, este concurso é uma iniciativa impulsionada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, pela Junta de Freguesia de Cucujães e pelo NAC que tem como objetivo homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente estimular a escrita de originais de poesia.

 

» Brochura com as poesias premiadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *